Tipos de metal e impressão
- Ivana Araújo
- 20 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

"A tipografia contribui para difundir a informação e o conseqüente desenvolvimento intelectual humano." - Funk e Santos.
Desde os primórdios da vida humana, o homem tem a necessidade de armazenar os fatos importantes que estão acontecendo do seu cotidiano, por isso surgiu a escrita. A tipografia chega justamente para propagar de maneira mais rápida e barata o conhecimento que a escrita pode preservar, pois o alto custo dos livros contribuía para a perpetuação da ignorância da população. Com essa informação mais barata , o conhecimento se tornava mais acessível. a impressão só poderia surgir graças a tipografia. Que é o que nos permite reproduzir igualmente em grande quantidade a informação que desejamos, é a arte ou a técnica de compor e imprimir com tipos.
Segundo Philip Negg no livro a historia do design gráfico, "Tipografia é o termo para a impressão com pedaços de metal ou madeira independentes, moveis e reutilizáveis" entretanto ele afirma que: "essa definição seca não dá a devida proporção do enorme potencial de conexão entre as pessoas e os novos horizontes para o design gráfico que foram desencadeados por esse extraordinário invento em meados do séc XV."
Sendo que o que tornou a tipografia mais evidente foi a criação dos tipos moveis de metal, pois ao contrario dos tipos de madeira que se desgastavam com o tempo e apresentavam falhas na cobertura da tinta, os tipo de metal eram mais resistentes e duradouros, além de permitir a impressão perfeita, o que levou a técnica a ser confundida com bruxaria logo no inicio da invenção.
Os tipos de metal foram especificante produzidos para impressão por Gutenberg e se tornaram um dos principais fatores para o sucesso da impressão no séc XV.

A criação da Bíblia de 42 linhas também criação de Gutenberg somente obteve sucesso graças a utilização de tipos de metal. A bíblia contribuiu para a grande a aceitação da impressão, pois sua construção e ornamentação e o modo como os tipos foram dispostos levaram a obra a perfeição.

Que Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, ou simplesmente
Johannes Gutenberg foi de grande importância para a impressão tipográfica é inegável, já que suas invenções foram o ponta pé para isso, contudo apesar de vários outros inventores estivessem tentando fabricar algo parecido com a prensa tipográfica, apenas Gutenberg reuniu todos os elementos para obter sucesso, mesmo assim fica o questionamento de como estaria a tipografia atualmente se ele não tivesse inventado, a historia teria nos levado ao mesmo ponto que nos encontramos hoje? ou teriamos tomado um caminho diferente?Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, ou simplesmente Johannes Gutenberg
este texto teve como base o capitulo 5 do livro a historia do design gráfico e também do texto A importância da tipografia na história e na comunicaçãode disponível em: http://fido.palermo.edu/servicios_dyc/encuentro2007/02_auspicios_publicaciones/actas_diseno/articulos_pdf/A4111.pdf
Comments